Com o passar do tempo e com a descoberta de novos elementos, houve a necessidade de organizá-los para que se pudesse
estudá-los melhor. Com as substâncias não foi diferente. A princípio, elas foram organizadas em dois grandes grupos
considerando suas funções químicas:
- ácidos: uma de suas características é o sabor azedo e a capacidade de mudar a cor de corantes vegetais.
- bases: têm sabor adstringente, tornam a pele lisa e escorregadia e também podem mudar a cor de corantes vegetais.
Teoria Eletrolítica de Arrhenius
O cientista Arrhenius fez experimentos envolvendo a condutibilidade elétrica de algumas substância em meio aquoso.
A partir daí lançou novos conceitos sobre ácidos e bases.
Ele observou através dos experimentos que determinadas substâncias conduziam eletricidade e outras não. Vejamos como foram
estes experimentos:
Num béquer foi colocado água. A lâmpada não se acendeu. Porém, ao adicionar sal, a lâmpada se acende. O mesmo acontece se
for adicionado ácido clorídrico. Logo, substâncias com água e sal ou água e ácido clorídrico conduzem eletricidade. Portanto,
estas substâncias são chamadas de soluções eletrolíticas
Em outro experimento, foi adicionado açúcar a solução aquosa e a substância resultante não conduziu eletricidade já que a
lâmpada permaneceu apagada. Essas substâncias sã chamadas de soluções não-eletrolíticas
Teoria da Dissociação Eletrolítica
Com estes experimentos, Arrhenius propôs que as substâncias num meio aquoso se dividem em entidades menores que podem ou não
ter carga elétrica.
Nas soluções eletrolíticas, essa entidades estão carregadas eletricamente e são chamadas de íons. Com isso, essa substâncias
podem conduzir eletricidade.
Já nas soluções não-eletrolíticas, as entidades soã as próprias moléculas que não têm carga e não conduzem eletricidade.
E este modelo de Arrhenius ficou conhecido como a teoria da dissociação eletrolítica.
Vejamos alguns exemplos:
A substância NaCl é iônica. Ela é formada por íons positivos (Na+) e negativos (Cl-) formando o retículo
cristalino. Ao adicionarmos água a esta substância, formam-se íons livres que podem conduzir eletricidade. Esse processo é chamado
de dissociação iônica.
Já no gás clorídrico (HCl) que é uma substância molecular, a condução de eletricidade é possível devido a interação de moléculas polares
que formam íons ao adicionarmos água a essa substância. Esse processo é chamado de ionização.
Ácido-Base de Arrhenius
Usando a teoria da dissociação eletrolítica, Arrhenius definiu o que é ácido e o que é base:
- ácido: quando adicionados em água, formam cátions e estes são exclusivamente íons (H+).
- base: quando adicionados em água, formam ânios e estes são exclusivamente íons (OH+).
Indicadores
O indicador é uma substância que em presença de uma base ou ácido pode ou não mudar de cor. Por isso ele é
é usado para classificar ácidos e bases.
Um exemplo é a fenolftaleína. A princípio, este indicador é incolor. Ao misturarmos com um ácido, a substância
resultante também é incolor.
Mas ao colocarmos algumas gotas do indicador numa base, a substância resultante é de cor vermelha.
Exercício
(UFRGS) - Aos frascos A, B e C que contém soluções aquosas incolores de substâncias diferentes, foram
adicionadas gotas de fenolftaleína. Observou-se que só frasco A passou a apresentar coloração rósea. Identifique
a alternativa que indica susbstâncias que podem estar presentes em B e C.
a) NaOH e Nacl.
b) H2SO4 e HCl
c) NaOH e Ca(OH)2
d) H2SO4 e NaOH
e) NaCl e Mg(OH)2
Resolução:
O frasco A contém uma base, pois ao pingar-se o indicador, a substância apresentou cor rósea. Os frascos B e C são ácidos, pois
mesmo com o indicador, a substância final ficou incolor. A alternativa em que as duas substâncias são ácidos é a de letra b, pois não apresentam o
ânion OH-.