Oi, garotada!
Na aulinha passada aprendemos a multiplicar. Hoje nós vamos aprender como montar as continhas e o nome de cada parte delas.
Veja a figura abaixo:
Nas figuras são mostradas como as continhas de multiplicação podem ser montadas.
Podemos montá-las deitadas (na horizontal) ou de pé (na vertical) conforme mostrada na figura. A forma mais como são as continhas de multiplicação de pé (na
vertical).
Vamos agora conhecer o nome das partes da continha 4 X 5 = 20.
- o número 4 é chamado de fator.
- o número 5 também é chamado fator.
- o número 20, que é o resultado, é chamado de produto.
Então, os números que se multiplicam são chamados de fatores. e o resultado é chamado de produto.
Agora vamos aprender sobre ideia de possibilidades, ou seja, como podemos combinar objetos de formas diferentes.
Vejamos um exemplo:
Andrézinho tem 3 pares de chuteiras de cores diferentes e 2 pares de meia de cores diferentes.
De quantas maneiras Andrézinho pode combinar as chuteiras com as meias ?
Tem duas maneiras da gente resolver este problema. A primeira delas é fazer uma combinação de cada vez. Então,
- chuteira verde com meias brancas.
- chuteira verde com meias pretas.
- chuteira azul com meias brancas.
- chuteira azul com meias pretas.
- chuteira vermelha com meias brancas.
- chuteira vermelha com meias pretas.
Contando as combinações acima, vemos que a gente tem 6 combinações possíveis.
Mas tem um jeito mais fácil de achar o mesmo valor. Basta multiplicarmos a quantidade de pares de chuteiras com a quantidade de pares de meias.
Nós temos 3 pares de chuteiras e 2 pares de meia. Então, a continha será: 3 X 2 = 6, ou seja, as mesmas combinações possíveis.
1) Juliana tem três fatias de pão e três tipos de geleia para passar num dos pães para levar como merenda. Quantas combinações ela
pode fazer com os pães e as geleais ?
Se temos 3 pães e 3 geleias, então o número de combinações será 3 X 3 = 9, ou seja, 9 combinações.
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