Oi, garotada!
Essa aulinha é muito importante, pois vamos aprender a fazer mais uma operação. Na primeira série, aprendemos a somar e subtrair.
Agora vamos aprender a multiplicar números.
Veja a figura abaixo:
Na figura temos três círculos e em cada círculo temos três cubos. Então, se contarmos os círculos e os cubos vamos ver que temos
três grupos de três, ou seja, três círculos com três cubos cada um.
Representando em continhas temos 3 + 3 + 3 = 9. Então temos 9 cubos ao todo. Também podemos mostrar como uma multiplicação:
3 círculos vezes 3 cubos ou 3 X 3 = 9.
A letra "X" é o sinal da multiplicação e se lê "vezes".
Veja a outra figura abaixo:
Agora temos dois quadrados e em cada um deles tem duas laranjas. Então, temos 2 grupos de 2 laranjas. Representando em continhas temos 2 + 2 = 4.
Então, temos 4 laranjas. Mostrando como uma multiplicação temos 2 X 2 = 4, ou seja, 2 vezes 2 é igual a 4.
Veja mais esta figura:
A disposição retangular é usada como uma forma de nós descobrirmos quantos objetos tem em uma área na forma de retângulo usando o número de linhas
e o de colunas, sem precisar contar todos.
Na figura, temos uma sala de vídeo de um colégio. Já colocamos que ela tem 12 poltronas. Mas podemos achar o mesmo resultado usando o número de linhas
e colunas na disposição retangular.
Veja esta figura:
Vemos na figura que temos 3 linhas e 4 colunas que representam as poltronas na sala de vídeo. Se temos 3 linhas e 4 colunas, podemos fazer a
continha 3 X 4 = 12, ou seja, temos 12 poltronas. Então, na disposição retangular multiplicamos as linhas pelas colunas. Ela é útil quando temos
muitos objetos dentro de um retângulo para contar.
1) A mãe de Maria comprou uma caixa com maçãs mostrou para Mariana. Ela contou usando a distribuição retangular. Quantas
maçãs ela contou ?
Vemos que na caixa temos 4 linhas e 4 colunas. Então a continha a ser feita é 4 X 4 = 16. Logo, a caixa tem 16 maçãs.
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