Oi, garotada!
Nessa aulinha vamos aprender um conteúdo novo que será muito usado daqui para frente no ensino da Matemática. É o chamado gráfico.
Vamos conhecê-lo através de um exemplo a abaixo:
1) O dono do mercadinho anotou numa folha a quantidade em quilos das frutas e legumes que ele tinha em estoque e teve o seguinte resultado:
- tomate: 28kg
- cebola: 32kg
- cenoura: 15kg
- alho: 11kg
- beterraba: 39kg
- maçã: 26kg
- uva: 18kg
- laranja: 31kg
- melancia: 50kg
- pêra: 42kg
A partir dos dados que ele colheu, montou o seguinte gráfico:
Observando o gráfico, são feitas as seguintes perguntas:
a) Qual fruta ou legume ele possui no estoque em maior quantidade (em kg) ?
Resposta: vendo o gráfico, vemos que a fruta ou legume que ele mais possui em estoque é a melância, ja que a barra dela (em verde) é a maior de todas.
b) Qual fruta ou legume ele possui no estoque em menor quantidade (em kg) ?
Resposta: vendo o gráfico, vemos que a fruta ou legume que ele menos possui em estoque é o alho, ja que a barra dela (em branco) é a menor de todas.
1) Usando o mesmo gráfico do exemplo, quais frutas e legumes têm menos de 20kg no estoque do mercado ?
Olhando novamente para o gráfico, vemos que as barras de frutas e legumes que estão abaixo da linha de 20kg são a cenoura, o alho e a uva.
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