Oi, garotada!
Nas primeiras aulinhas, vimos que a adição e a subtração são operações inversas. O mesmo acontece com a multiplicação e divisão.
Elas são operações inversas.
Veja a figura abaixo:
Veja que a mãe de João nesse caso fez uma divisão. Pegou as 8 garrafas e dividiu em 2 partes de um armário que
resultou em 4 garrafas em cada parte.
Veja esta outra figura:
Agora a irmã de João tem que pegar as garrafas e colocar numa caixa com 2 colunas e 4 linhas. Cada circulo da caixa corresponde a
um espaço para colocar uma garrafa. Então, ela tem que multiplicar o número de colunas pelo número de linhas que vai dar 2 X 4 = 8. Logo,
a irmã de Joãozinho fez uma operação inversa da mãe dele.
Vamos pegar o primeiro exemplo. O sete que é o primeiro fator da primeira continha, torna-se resultado da segunda continha, que é uma divisão.
O seis que é o segundo fator da primeira continha se torna divisor na segunda continha. E o 42 que é o produto da primeira continha é o dividendo
da segunda continha. Quando isso acontece, dizemos que a primeira continha, que é uma multiplicão, é uma operação inversa da segunda continha
que é um divisão.
1) Resolva as continhas da figura usando a definição de operações inversas que aprendemos hoje.
Veja que fizemos a divisão da segunda continha: seis dividido por dois é igual a três. O resultado da segunda continha é o primeiro fator
da primeira continha. Então, três vezes dois é igual a seis.
Curso do Terceiro Ano do Fundamental
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