Oi, garotada!
Nós já aprendemos a somar, diminuir e multiplicar. Agora, vamos para mais uma parte muito importante da matemática que é saber dividir.
Veja a figura abaixo:
Veja que minhã mãe comprou 6 petecas e dividiu comigo, meu irmão A e meu irmão B. Nós somos 3 filhos. Então, temos que construir 3 retângulos e
colocar em cada um deles 2 petecas, porque a quantidade de peteca para cada filho deve ser igual conforme a figura.
Agora veja essa divisão fica usando números e símbolos:
Vimos que os símbolos das outras operações são:
- adição => +
- subtração => -
- multiplicação => X
O símbolo para a divisão é os dois pontos => :.
Então, a continha 6 : 3 = 2 lê-se "seis dividido por dois é igual a três."
Veja que dentro do retângulo tem uma outra forma de representar a divisão. Veremos essa forma muitas vezes nas aulas daqui para a frente.
Lê-se da seguinte maneira: 6 dividido por 3 é igual a 2. Multiplica-se o 2 por 3, tem-se o resultado 6 e coloca-se este embaixo do outro 6.
Por fim, subtrai-se 6 menos 6 e acha-se o resultado zero.
Nesta figura tem-se os nomes de cada um dos elementos deste tipo de divisão:
Veja esta outra figura:
Se temos 16 cerejas e cada bolo recebe 4 cerejas, então devemos desenhar 4 retângulos e colocar 4 cerejas em cada um deles já que
a quantidade em cada um deve ser igual. Então, na figura estão desenhados um bolo com 4 cerejas em cada retângulo. Logo, será possível
preparar 4 bolos.
Abaixo está representado a continha como 16 : 4 = 4 (dezesseis dividido por quatro é igual a 4). E também a forma com os elementos divisor,
dividendo, quociente e resto.
1) Bia vai levar 9 bolinhos e vai dar para 3 colegas. Quantos bolinhos cada um vai receber ?
Se são 3 coleguinhas, fazemos três retângulos (no caso aqui, são as cestinhas). Temos que colocar uma quantidade igual de bolinhos em cada um deles. Então, cada retângulo (ou cestinha) vai receber 3 bolinhos. Então, 9 dividido por 3 cestas é igual a 3 (9 : 3 = 3). Então, cada coleguinha da Bia vai ganhar 3 bolinhos.
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